quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval


O Carnaval é uma data comemorativa que já se tornou símbolo da cultura brasileira: os carros alegóricos e a beleza estonteante das mulatas do samba já viraram cartões postais do nosso país e são apenas alguns dos fatores que atraem cada vez mais pessoas do mundo todo para ver este espetáculo de cores, alegria e beleza.
Depois de esperar um ano inteiro pela época oficial do samba e das micaretas de axé music, milhares de pessoas estão prontas para cair na folia mais uma vez!
Apesar de ser uma data que sugere alegria e diversão, nossa saúde muitas vezes fica comprometida por falta de cuidados básicos e fáceis de tomar. Então, antes de cair na folia, dê uma olhada nas dicas de saúde Ideal Care para pular carnaval sem complicações:

  • A praia é um dos locais preferidos para passar o carnaval. Tome muito cuidado na água, pois a superlotação de pessoas pode causar tumulto e bloquear a visão dos banhistas. Se levar as crianças, atenção redobrada para não perdê-las no mar... de gente!
  • Cuidado com os alimentos vendidos em quiosques e por vendedores ambulantes na praia. Fique atento às condições de conservação e refrigeração e fuja de alimentos gordurosos como maionese e frituras.
  • Uma cervejinha até pode, especialmente se estiver calor, mas o excesso de álcool pode causar mal-estar e acabar com a sua festa e sua reputação! Moderação é a palavra.
  • Mantenha-se hidratado, o calor, o suor e os movimentos intensos fazem com que percamos muitos líquidos importantes para o nosso corpo. De hora em hora, lembre-se de beber água mineral ou de coco para manter seu corpo hidratado.
  • Lugar de protetor solar não é na bolsa! Nem somente no rosto! Para evitar queimaduras doloridas, vermelhidão e desacamamento da pele, utilize sempre de filtro solar no corpo todo! Tem medo de voltar pra casa da mesma cor? Não se preocupe! A proteção solar não impede que a pele fique bronzeada.
  • Proteja a cabeça com bonés ou chapéus. Ficar o dia inteiro com o topo da cabeça exposto ao sol (mesmo em quem possui cabelos compridos) pode causar queimaduras de primeiro grau no couro cabeludo, insolação e muita dor de cabeça.
  • Por último, o assunto que vai de lá pra cá em todos os meios de comunicação: sexo. O carnaval também tem essa fama... sexo casual, com múltiplos parceiros e nenhuma proteção. Pra escapar das horríveis DSTs, só tem dois jeitos: abstinência (de repente não é uma má ideia...) e CAMISINHA! Além de te proteger contra DSTs como a AIDS, ela também é um eficiente método contraceptivo.

Mesmo depois do Carnaval, todo o cuidado com a sua saúde! Lembre-se dessas dicas em todo churrasco de fim de semana.

Aproveite as dicas e curta seu feriado com muita alegria, responsabilidade e saúde.

Seja na Sapucaí ou no Trio Elétrico, há sempre uma grande comemoração de carnaval, que envolve muita música, farra e festa. Com tudo isso sempre vêm o álcool e as drogas, conseqüentemente, a ressaca e o mal estar que podem durar vários dias. Não esquecendo, é claro, dos inúmeros acidentes que ocorrem por imprudência ao volante, não só na época do Carnaval, mas em qualquer festividade que envolva bebidas alcoólicas.


Entrevista: Dr. Ícaro Alves Alcântara
Especialista em Homeopatia, atuando também em ortomolecular, fitoterapia e qualidade de vida, o Dr. Ícaro Alves Alcântara dá as dicas para antes, durante e depois do feriadão de Carnaval: 



Ideal Care - Carnaval combina com álcool? Existe um nível seguro para o consumo de bebidas nessa época do ano?
Dr. Ícaro - Acho que o álcool ajuda algumas pessoas a desinibir-se e curtir um pouco mais mas o nível seguro para seu consumo é muito variável, de acordo com cada organismo, alimentação (quantidade e se antes ou durante a ingestão do álcool), hidratação, etc.

Ideal Care - Quais alimentos e bebidas os foliões devem consumir para ter um carnaval cheio de energia e saúde?
 
Dr. Ícaro - Acima de tudo, muita água e regularmente, especialmente entre as bebidas alcoólicas. Cuidado com o excesso de energéticos e estimulantes (além do excesso de álcool, é claro). Alimentos leves devem ser preferidos.

Ideal Care - Quais são os riscos de "pular carnaval" nesses grandes eventos em trios elétricos?

Dr. Ícaro - Creio que confusões/violência e som alto demais sejam os piores, seguidos de perto pela infra-estrutura geralmente ruim oferecida (alimentação, banheiros, etc).

Ideal Care - E as drogas? Como reconhecê-las e escapar delas?
Dr. Ícaro - As drogas mais consumidas (fora o álcool e o tabagismo) são lança-perfume e similares (drogas de inalação) já que as demais são de uso mais difícil em aglomerações. Portanto, para evitá-las depende mais da vontade de cada um. Foi-se o tempo em que lança-perfume era "borrifado no ar"...

Ideal Care - Existe um grande preocupação com as relações sexuais casuais e com múltiplos parceiros nesta época. O que fazer para se prevenir?
 
Dr. Ícaro - O principal é evitar relações casuais e múltiplos parceiros mas, uma vez ocorrendo isto, manter sempre o uso de preservativos e dispositivos de barreira (lembrar sempre que anticoncepcionais evitam gravidez mas NÃO doenças sexualmente transmissíveis)

Ideal Care - Pra quem passar da conta... O que fazer quando se come/bebe demais?
Dr. Ícaro - Para bebida, lembrar que normalmente 50% da "ressaca" é desidratação e 25% desnutrição; ou seja, intercalar os drinks com água é sempre uma boa pedida E tomar um bom suco antes de dormir ajuda a evitar a ressaca do dia seguinte (alimentação leve também). Evitar os excessos, entretanto, é a melhor escolha.
Já para os excessos alimentares, evitar provocar o vômito e, após ingeridos, se passar mal preferir água em grande quantidade (bem distribuída), fibras e demais alimentos leves, já que o organismo tem algum trabalho desintoxicando-se.


http://www.icaro.med.br/
@Qualidade_Vida



Faça parte da nossa corrente no twitter #carnavalcomresponsabilidade e um ÓTIMO CARNAVAL a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário