segunda-feira, 28 de março de 2011

Março - Mês da Mulher

Dentre as milhares teorias sobre a origem da vida, particularmente do seres humanos, existem aqueles que são os mais difíceis de decifrar de onde vieram. Há os que dizem que eles são provenientes da costela do homem, outros que foram originados de camelos trans-morfos, há aqueles que juram que vieram de outro planeta e outros que acreditam que esses seres simplesmente caíram do céu sem mais nem menos. Por mais diversas e esdrúxulas sejam estas especulações, uma coisa é certa: estes seres estranhos existem, e sim, funcionam de uma maneira completamente peculiar e quase indecifrável, esquisita e não raramente incompreensível em épocas específicas com periodicidade mensal. É possível que você conviva com um, e com certeza já viu um desse fascinante espécime cruzar a rua. A esses seres tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes, damos nomes como mãe, amiga, namorada... ou, simplesmente, mulheres.

Afinal, o que há de tão diferente nas mulheres? Nem elas sabem. Chamem de mágica, macumba, poder divino, inteligência, persuasão ou glamour, há algo em todas as mulheres que as fazem assim... mulheres, oras! E não adianta discutir, elas vão acabar te convencendo de que estão certas.

Por mais doces e vitais para a nossa existência, as mulheres nem sempre foram respeitadas como deveriam. Na Grécia Antiga, por exemplo, o papel das mulheres estava resumido em procriar e criar, sem direito à opinião na supostamente primeira sociedade democrática. Noutra época, um pouco mais tarde, a mulher que possuía idéias e opiniões próprias sobre sua existência era acusada de bruxaria e atirada viva numa fogueira, nada muito educado. Então, com o passar dos anos, as mulheres que também eram artistas, poetisas, escritoras e estudiosas que passaram a lutar pelo seu lugar na sociedade foram humilhadas e oprimidas, mas pouco a pouco foram conseguindo se destacar. Foi provado, mais de uma vez, que elas tinham um poder muito maior do que se imaginava, e que podiam fazer tudo (ou quase tudo) que os homens faziam.

O dia da mulher, como a origem delas, ainda apresenta controvérsias sobre sua proveniência. A história mais aceita cita um caso de 1857 no qual 129 operárias morreram incendiadas por seus patrões em uma fábrica têxtil em Nova Iorque. Na mesma cidade, em 1911, 146 operários entre homens e mulheres foram mortos no dia 25 de março. Outra versão conta que na Rússia, em 8 de março do ano de 1917, foi comemorado o primeiro Dia das Operárias. Hoje, tem-se convencionado que dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher, numa junção de muitas histórias de luta por direitos e muita coragem por parte das mulheres.

Não poderíamos estar num momento melhor no Brasil para falar de como as mulheres são capazes de chegar lá: A Presidente da República é uma mulher. E em todos os lugares é possível perceber que as coisas mudaram para melhor: basta olhar para suas colegas, suas amigas, sua esposa, sua chefe e sua mãe para constatar como a vida é muito mais divertida com elas por perto, e que seu jeito, embora esquisito, de fazer todas as coisas sempre envolve delicadeza, carinho e, isto é segredo: um pouco de mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário