terça-feira, 12 de abril de 2011

Ideal Care recebe diagnóstico para implantação do MEG


No último dia 21, a Diretoria da Ideal Care participou de reunião com a Hoffman e Associados Consultoria Empresarial para traçar o direcionamento das ações estratégicas para implementação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG). A apresentação, conduzida pela consultora Silvana Hoffman, expôs o diagnóstico da organização, revelando o atual retrato acerca dos oito critérios de excelência preconizados pelo MEG.


Para elaborar o diagnóstico, a consultora visitou as unidades da empresa em São Paulo e Brasília, ocasião em que realizou entrevistas com gestores e funcionários de todas as áreas com a finalidade de avaliar e pontuar as práticas de gestão no tocante a fatores como enfoque, aplicação, aprendizado e integração, principalmente.

A pontuação do diagnóstico reflete os oito critérios da MEG: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. As práticas de gestão atuais que melhor corresponderam ao modelo obtiveram maior percentual de adequação, enquanto as práticas a serem adequadas alcançaram menor pontuação.

Na avaliação, a Ideal Care se destacou no critério clientes, o que significa que a empresa tem práticas de gestão mais bem desenvolvidas e adequadas neste quesito. Os demais critérios também receberam suas respectivas pontuações.

O diagnóstico é o passo inicial do processo de implantação do MEG e a partir dele a Ideal Care passa a ter as informações necessárias para estabelecer as ações que a levarão a níveis de excelência em termos de gestão.

Como parte do diagnóstico, foram apontadas oportunidades de melhoria para que a empresa alcance a excelência em gestão. Dentre elas se destacam a estruturação de um sistema de medição, um processo de formulação de estratégias e identificação e uso de informações comparativas, além da adoção de práticas que incluem novos conceitos empresariais como sustentabilidade e impacto no ambiente, desenvolvimento de políticas de responsabilidade social e gestão de pessoas.

A Ideal Care está trabalhando para alcançar o nível II – rumo à excelência –, o que equivale atingir 500 pontos na avaliação das práticas de gestão. Com esse resultado o passo seguinte é a construção dos planos de ação rumo à excelência. Foram formados grupos de trabalho com funcionários de todas as áreas cujo o papel é elaborar os planos.


Janela superior (esquerda para direita): Fábio Barbosa, Diretor da Unidade São Paulo;  Manuela Villas Boas, Assistente da Unidade Campinas; Ana Paula Ariano, Executiva de Negócios; Silvana Hoffman, Consultora.
Janela inferior: Fátima Ortale, Diretora Unidade Brasília; Benedito Silva, Diretor de Marketing e Estratégias de Negócios.



Relembrando o MEG

A metodologia
Dividida em fases, que vão da etapa simples a mais complexa, a metodologia de trabalho adotada pela Ideal para implantação do MEG foi testada por grandes empresas nacionais e internacionais, como a Petrobrás, sendo referência de sucesso e bons resultados. O modelo é baseada em onze fundamentos de excelência que tangem o aprendizado organizacional, a cultura de inovação, a valorização constante, entre outros quesitos.

Outra importante característica é a perspectiva da melhoria contínua, que evidencia o aperfeiçoamento e a auto-avaliação da organização. O MEG é representado em oito critérios: Clientes, Sociedade, Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas e Processos e Resultados.




Os critérios de excelência constituem um modelo sistêmico de gestão e são utilizados para avaliação, diagnóstico e desenvolvimento de um sistema de gestão em qualquer tipo de organização.
Outras informações: www.fnq.org.br 

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