quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mitos sobre Saúde


Ao menor sinal de mal estar, logo surge alguém com uma dica infalível, entretanto na maioria das vezes tais conselhos não têm fundamento científico.
A maioria dos mitos tem início dentro de casa e se tornam heranças culturais transmitidas de geração em geração, como os clássicos "tomar banho após as refeições faz mal", ou “se comer manga com leite morre”, são repetidos com tanta ênfase que quase se tornam verdades absolutas. Não existem, porém, estudos que sustentem esses medos.
"Acreditamos em mitos porque, na maioria das vezes, os ouvimos de pessoas confiáveis como pais, professores e médicos. O problema é que alguns podem trazer consequências desastrosas para a saúde", alerta Aaron Carroll, autora do livro Não Engula o Chiclete! – Mitos, Verdades e Mentiras Descaradas Sobre o Corpo e a Saúde.

A verdade sobre alguns mitos

  • Beber água com açúcar acalma
A mistura pode até gerar certo alívio psicológico, mas não produz qualquer efeito tranquilizante. Tudo não passa do famoso "efeito placebo". Afinal, o açúcar é fonte de energia. E só. Na hora do estresse, o melhor a fazer é oferecer um chazinho de camomila ou de erva-doce a quem estiver nervoso.
  • Cerveja preta aumenta a produção de leite materno
Há quem diga que essa bebida aumenta o leite materno porque a cevada é fonte de proteínas, fibras e vitaminas. A ciência discorda. "O que realmente influência na produção de leite é beber água", simplifica o obstetra Bruno Derbli. Um detalhe: bebidas alcoólicas são contra-indicadas para mulheres em fase de amamentação.
  • Café melhora a ressaca
O raciocínio é simplista: café melhora intoxicação alcoólica porque é estimulante. Certo? Errado. "Beber café é um paliativo que não resolve nada", adverte o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Em alguns casos, o melhor é deixar a pessoa dormir o tempo necessário até a ressaca passar. Em outros, é levá-lo, às pressas, para o hospital.
  • Comer manga e tomar leite mata
Manga com leite mata tanto quanto café com leite. A possibilidade de manga com leite fazer mal, existe caso a fruta esteja passada ou o leite azedo. O problema é que esse mito está enraizado na cabeça das pessoas e é difícil negar. A maioria dos mitos começa com casos concretos que depois são engrossados pela ficção popular.

 Curiosidade 

Na época da escravidão, os escravos podiam beber leite, mas eram proibidos de comer as frutas das fazendas. Dentre elas, a manga era uma das frutas mais cobiçadas pelos escravos, por ser grande e suculenta (e com isso garante uma boa sensação de saciedade). Com medo de que os escravos passassem a roubar as preciosas mangas na época da colheita, os senhores das fazendas espalharam o boato entre os escravos de que manga misturada com leite era uma combinação fatal no estômago, ainda que não fossem ingeridos juntos. Feito isso, sucesso total na empreitada: pânico geral na senzala e as mangas ficaram em paz! O que os senhores não sabiam era que esse boato seria praticamente eternizado, sendo transmitido de geração para geração durante séculos, tanto que até hoje as pessoas ainda se perguntam se faz mal e algumas, mesmo sabendo que é mito, “preferem não arriscar”.
  • Nadar ou tomar banho depois de comer pode matar
Quem nunca foi proibido de entrar na piscina ou até de tomar banho após uma refeição? A regra, estipulada por familiares zelosos, dizia que a criança deveria ficar afastada da água no mínimo uma hora depois de comer. A preocupação era que a pessoa pudesse ter cólicas intensas, capazes de provocar um afogamento: o que não foi registrado em estudos científicos. Além disso, órgãos especializados não estipulam tempo de espera para nadar depois da feijoada. É verdade que, para ajudar na digestão, parte da circulação sanguínea é direcionada para a barriga. Sendo assim, para não prejudicar o processo digestivo, é melhor evitar exercícios pesados após as refeições.
  • Chocolate causa espinhas
Muitas pessoas acreditam que comer chocolate causa espinhas. Os adolescentes ainda não cansaram de fazer promessas para deixar de comer o doce, desde que, em troca, as indesejáveis espinhas não apareçam mais. São várias as possibilidades para o surgimento delas, desde hereditariedade até questões hormonais. Mas o pobre do chocolate, segundo as pesquisas científicas, não tem nada a ver com isso.
  • Para se livrar dos soluços alguém tem que te assustar
A maioria da sabedoria popular sobre soluços, como prender a respiração ou beber um copo de água de ponta cabeça, não foi clinicamente comprovada como eficaz. Entretanto, em 1971 foi publicada uma pesquisa que dizia que tomar uma colher de chá de açúcar branco granulado ajudava. Dá pra tentar em casa.
  • Leite quente ajuda a adormecer
O leite contém pequenas quantidades de triptofano, mas você teria que beber galões para obter um efeito sonífero. 



Fontes:
Revista Viva Saúde


Um comentário: