segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Riscos da Exposição ao Sol

Pele bronzeada é sinônimo de beleza para muitos, mas a aparência bonita e saudável pode esconder perigos em longo prazo. Especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) advertem para os riscos da exposição ao sol de forma inadequada, representando prejuízos à pele, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o da pele.
O Brasil registra cerca de 120 mil casos novos por ano, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para alertar para os riscos da exposição ao sol sem proteção, a SBD realiza, em 26 de novembro, a 18ª. Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.
Vários serão os postos de atendimento em todo Brasil. Em Ribeirão Preto, o Complexo de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (USP) de Ribeirão Preto (HCRP) colocará equipes de dermatologistas para atendimento no ambulatório do HCRP, das 8h às 14h, para a realização de exames preventivos e encaminhamentos para tratamento dos casos suspeitos de tumor.
Segundo a professora Cacilda da Silva Souza, uma das coordenadoras do evento, anualmente, a campanha realiza em Ribeirão Preto em torno de 500 atendimentos, detectando a doença em 11% deles.
Prevenção deve começar na infância
Especialistas enfatizam que as chances de desenvolvimento da doença são reduzidas se as medidas de prevenção forem adotadas desde a infância. A proteção pode ser feita com roupas adequadas, óculos, chapéus ou bonés e filtro solar, principalmente no período de 10h às 15h, em que há maior intensidade de radiação solar.
O câncer da pele atinge mais comumente indivíduos com mais de 50 anos, no entanto, a sua freqüência tem aumentado em indivíduos mais jovens. Há grupos da população mais susceptíveis ao câncer de pele, como indivíduos de pele clara, ou aqueles que se expuseram excessivamente ao sol e com antecedentes familiares de tumores. Esses grupos devem estar mais atentos aos sinais suspeitos do câncer da pele e procurar atendimento periódico do especialista para exame e orientações de prevenção.
Câncer
O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado de células da pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo seu desenvolvimento.
Existem três tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. O carcinoma basocelular é o mais freqüente, e o melanoma, o mais incomum e grave.
Desde que detectados precocemente, 90% dos tumores de pele são curáveis. A cirurgia executada por médicos especialistas é o método mais adequado para tratamento.
Sinais de alerta
- Crescimento de nódulo, róseo a escuro, que se ulcera e sangra facilmente;
- Mancha que arde, descama e sangra sem causa aparente;
- Pinta ou "sinal" que muda de cor, tamanho espessura ou contornos;
- Feridas que sangram e não cicatrizam.
Proteção
- Evite exposição excessiva ao sol no período entre 10h e 16 h (horário de verão).
- A face é local frequente dos tumores da pele, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger também as orelhas e os lábios.
- Use chapéu, boné, óculos e roupas que protejam a pele.
- Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o, generosamente, pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol.
- Procure um médico se notar na pele: manchas, pintas ou “sinais” que estão se modificando, as que formam "cascas" na superfície ou sangram com facilidade; feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento rápido ou contínuo. (EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário