sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Veja dicas de saúde para quem vai entrar na academia de olho no verão.

A proximidade do verão aumenta a temperatura e também esquenta o movimento nas academias. As pessoas procuram melhorar a forma física com exercícios e dieta, mas é preciso acompanhamento médico entes de entrar na maratona por um corpo bonito nesta época do ano.
O cardiologista Abel Pereira explica que é importante se submeter a uma avaliação médica antes de entrar na academia. “A primeira coisa é fazer um exame médico porque a intensidade do exercício é determinada pelo estado de saúde. Tem que ver a pressão arterial e o ritmo do coração. Se a pessoa tiver problemas de pressão alta ou de má formação nas válvulas cardíacas ela pode ter problemas mais graves durante a atividade física, principalmente se for intensa.”
Adolfo Ferreira Salvia é instrutor de academia e explica que as atividades começam aos poucos. “Pra quem é sedentário, o ideal é começar com atividades leves como caminhada na esteira e iniciar a musculação com um aparelho por músculo, pra não estressar a musculatura”. O novo aluno de academia também é avaliado por seu instrutor, que vai indicar exercícios para perda de peso ou para ganho muscular.
Para os gordinhos que querem emagrecer, o cardiologista dá uma dica de dieta. “Se a pessoa estiver obesa ela tem que fazer uma restrição de carboidratos e ter uma alimentação balanceada na proporção de 50% de carboidratos, 30% de proteínas e 20% de lipídios. É este tipo de dieta que vai fornecer energia necessária a pra os execícios”.
A estudante de enfermagem Jaddy Estefania da Silva Barbosa está numa missão pessoal. “Quero emagrecer 25 quilos em três meses. Procurei uma nutricionista e estou seguindo uma dieta. Em duas semanas de academia já consegui perder cinco quilos.” Para chegar lá Jaddy encara uma rotina de três horas exercícios, seis vezes por semana.
Tanta dedicação é necessária, conforme explica o instrutor. “Pra sentir diferença a pessoa deve frequentar a academia de três a cinco vezes por semana, com sessões de uma hora a uma hora meia por dia. As adaptações fisiológicas surgem no primeiro mês, mas a perda real de peso aparece a partir de 3 meses de atividade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário