terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Saiba como cuidar da saúde de toda a família na praia


Verão e férias escolares abrem a temporada de praia. Por trás de dias de sol e calor à beira do mar, no entanto, se escondem riscos à saúde. Uma caminhada descalço sobre areia contaminada é o suficiente para o contágio por parasitas. As crianças são as mais vulneráveis, pois passam a maior parte do tempo brincando na areia. E ao se esticar sob o sol escaldante do meio-dia, o veranista corre o risco de queimar a pele e passar o resto da temporada na sombra.
Os melhores filtros solares são os que têm proteção contra dois tipos de raios ultravioleta: UVA e UVB. Procure por essa informação na embalagem. Os UVB são mais intensos entre 10 horas e 16 horas.
Os UVA atingem as camadas mais profundas da pele e são ativos mesmo em dias nublados. O uso do protetor solar está liberado em bebês a partir de 6 meses. Na praia ou na piscina, aplique o produto a cada 2 horas.
Na chegada em casa depois de uma manhã na praia, o conselho de médicos é que o banhista troque logo a sunga ou o biquíni molhado, para evitar micoses. Se decidir voltar à praia depois das 16 horas, a roupa de banho precisa estar limpa e seca.
Alimentação
Em uma manhã na praia, o número de ambulantes perambulando pelas areias e pedindo a atenção do turista para os quitutes é grande. Somado a isso há os quiosques com porções e cerveja gelada à espera dos banhistas. Na praia, evite alimentos perecíveis, como sanduíches, salgados e doces recheados que não estejam em recipientes térmicos bem fechados e longe do sol. Verifique a procedência do alimento e se o vendedor se preocupa em usar luvas e toucas. E atenção ao beber água: opte sempre pela mineral.
A estadia na praia pode provocar surtos de diarréia decorrentes de alimentos mal conservados e da água. Por isso é tão importante ficar atento ao que se come na orla e em restaurantes. É também durante o calor, quando o corpo transpira mais, que os casos de desidratação aumentam. Beber bastante água, sucos e água de coco é tido como fundamental para equilibrar a saúde e deve se transformar em rotina no verão.
Crianças
Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros estão distribuindo pulseiras de identificação para crianças no litoral do Estado. As pulseiras, que levam o nome da criança, o telefone dos pais e a localização do posto dos guarda-vidas, ajudam a encontrar meninos e meninas que se perdem na orla. Os itens podem ser retirados nos cem postos de atendimento instalados nas praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário