segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Garanta a boa saúde e bem-estar físico por meio da postura correta no dia a dia .

      
       Passamos a maior parte do nosso tempo no local de trabalho e nos esquecemos do principal: sentar e andar de maneira correta. Até mesmo em casa, quando relaxamos, adotamos posturas prejudiciais ao corpo e à saúde, mas tal hábito pode ser revertido com uma questão de treino. Mantendo uma postura correta, é bom para a digestão, evitar dor de cabeça, diminuir o nervosismo, melhorar a circulação, entre outros benefícios.
      O que se deve fazer, então, é adaptar o ambiente ao próprio usuário em prol da saúde, conforme explica Décio William da Silva, consultor ergonômico e membro coordenador da clínica de atividade física Vida+. “Hoje, há uma interação exacerbada com mobiliários e equipamentos eletrônicos e predomínios de postura (sentado ou em pé), principalmente no meio laborativo. Cada vez mais passamos várias horas em nosso local de trabalho e devemos compensar e adaptar essas posturas”, observa o profissional.
      Como dica postural, Décio orienta que, quando se está em pé, deve haver o alinhamento vertical reto do alto de sua cabeça até a sola dos pés. Quanto ao tempo para uma mesma posição, o recomendável é alternar a posição em pé e sentado a cada 40 ou 50 minutos, se possível andar um pouco e relaxar essas estruturas. Dessa forma, enumera alguns esforços para deixar a coluna sempre no lugar certo. Confira:

- Boa postura sentado: requer primeiramente uma cadeira com dimensões apropriadas para o nosso corpo. Ao sentar em uma cadeira, você deve ter os dois pés apoiados no chão, o assento deve ser firme e profundo o suficiente para suportar as nossas coxas, não forçando o ângulo posterior dos joelhos e ter apoio para os antebraços. Quando ocorrer a utilização do computador ou notebook, manter o topo da tela ao nível dos olhos (caso necessário utilizar um apoio ou, quando notebook, um suporte) distante cerca de um comprimento de um braço. De forma geral, manter as articulações de cotovelos, quadril e joelhos em 90º, cuidado especial com os punhos para aqueles que digitam muito, manter em posição neutra sem flexioná-los, utilizar teclado e mouse pad com apoio.

- Existem pessoas que desenvolvem hipertensão pelo predomínio de postura a longo prazo, pois ficam com o retorno venoso das pernas (momento que o sangue retorna das regiões periféricas para o coração) comprometido. Alternar posturas, realizar pequenas caminhadas, movimentar os pés como se estivesse acelerando um carro, mesmo que sentado, acionando a musculatura da panturrilha, auxilia a efetivar esse retorno sanguíneo.

- Outra orientação é a realização de alongamentos simples para compensar os predomínios, ou para aquelas empresas atualizadas o interessante é investir em um programa de Ginástica Laboral, em que serão realizados exercícios específicos no próprio local de trabalho, de curta duração. Estes vêm ganhando cada vez mais espaço entre os programas de Qualidade de Vida das Empresas, pois seus inúmeros benefícios são indiscutíveis.

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